2003-05-27

No próximo Sábado, farei exame para ganhar o cinto azul em Taekwondo. Apesar disso, a aula de ontem não foi de todo dedicada a treino específico de fórmulas, mas exclusivamente a treino de combate. Além de eu não estar totalmente seguro em relação ao meu à-vontade nas fórmulas necessárias para o exame, posso dizer desde já que o meu desempenho nos movimentos de combate é uma treta. Tudo o que eu fiz naquela aula constituiu uma vergonha, já que fui incapaz de acompanhar os meus colegas (inclusive os menos graduados) até nos movimentos mais simples. Isto contribuiu para um sentimento de complexo de inferioridade que me acompanhou até bem depois da aula acabar.

Preciso de me lembrar do verdadeiro motivo pelo qual eu estou a praticar Taekwondo: não para ser melhor que os outros, mas para me melhorar a mim próprio na medida do possível. Eu entrei tarde, nunca tinha praticado qualquer modalidade regularmente na minha vida, e é inegável que no período de um ano, melhorei enormemente os meus parâmetros de equilíbrio e coordenação motora. Contudo, muitas vezes não consigo abstrair-me do meu carácter competitivo e perfeccionista e de estabelecer comparações com aqueles que me rodeiam. E quando essa comparação é feita em termos de aptidão física, é frequente eu ficar para trás. Muito para trás. Nessas situações, não posso evitar sentir um pouco de desânimo.

É fantástico o grau de adorabilidade que se pode encontrar entre as obras dos artistas inscritos no Deviant Art. Não só isso, mas também competência técnica. Lamento não ter o tempo nem a força de vontade para aproximar a minha técnica dos padrões transmitidos pelos artistas desse site. É curioso como a esmagadora maioria dos artistas competentes, hoje em dia, são mulheres. Ou será o meu padrão de gostos que se coaduna melhor com a arte feita por artistas femininas? O que é certo é que, ao contrário do Japão, os bons artistas de anime/manga ocidentais são quase todos mulheres. E uma grande quantidade delas aproveita o seu talento para produzir doses industriais de doujinshi yaoi.

Sem comentários: